Mesters: Uma entrevista com o Apóstolo Paulo

A Adital – Agência de Informação Frei Tito para a América Latina – publicou em três partes, nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2009, um estudo de Carlos Mesters sobre Paulo, estruturado em forma de entrevista, com 40 perguntas.

Este texto está disponível também em um livro de Mesters, publicado pelo CEBI em 2002: Uma entrevista com o Apóstolo Paulo

Diz Mesters no início do texto:
“O objetivo deste subsídio é abrir uma porta de entrada para a vida do apóstolo Paulo e, assim, oferecer uma chave de leitura para as cartas que ele escreveu. É uma porta em forma de entrevista que procura fornecer a ficha completa do apóstolo. Serve como exercício. Formulamos uma série de 40 perguntas e procuramos as respostas na própria Bíblia e nas informações que temos do contexto daquele tempo, tanto judaico como helenista-romano. As perguntas que fizemos revelam apenas alguns aspectos da vida de Paulo. Outras perguntas poderão revelar outros aspectos da sua vida e da vida das comunidades daquele tempo. As respostas são dadas na terceira pessoa e não na primeira pessoa de ‘Eu, Paulo’, como se esperaria numa entrevista. É por dois motivos: 1. Não tive coragem; 2. Respondendo na primeira pessoa, fica mais difícil relativizar as conclusões ainda incertas da pesquisa histórica em torno da vida de Paulo. Pois nem tudo é certo e claro. Há vários pontos obscuros que não passam de hipóteses. Existe uma discussão entre os exegetas sobre a autenticidade de várias cartas que a Bíblia atribui ao apóstolo Paulo. Elas não seriam de Paulo, mas de um discípulo de Paulo. Para a finalidade desta breve entrevista achamos não ser necessário discutir esta questão difícil. Tomamos as cartas da maneira como aparecem na Bíblia. Um estudo mais aprofundado, porém, não poderá ignorar a questão da autenticidade. A dúvida se alguma carta é ou não é de Paulo não diminui em nada o seu valor como palavra inspirada de Deus. A entrevista imaginária é feita depois da primeira prisão de Paulo em Roma, pouco antes da sua morte, quando ele estava com mais ou menos 63 anos de idade”.

Disponível em pdf aqui.

Leia Mais:
Homenagem a Carlos Mesters
Leitura popular da Biblia no Brasil
Livros de Carlos Mesters