Formas literárias do Segundo Testamento

Usamos uma grande quantidade de formas fixas para falar, que são sempre retomadas quando ocorrem as mesmas circunstâncias, o mesmo “contexto vital” ou contexto existencial (em alemão, Sitz im Leben) . E na literatura ocorrem formas fixas? Claro. Um escritor não pode adotar, de acordo com as convenções de sua época, qualquer forma literária para qualquer assunto. Um texto científico, por exemplo, deve usar uma linguagem adaptada à compreensão que se pretende alcançar. O leitor já aborda cada obra com uma expectativa diferente, porque ele sabe que cada forma literária apresenta a realidade de modo diverso, como por exemplo o romance, a poesia, a biografia, o discurso científico, a obra histórica. Conclui-se que é da máxima importância, para a correta compreensão de um texto, sabermos em que forma literária ele nos fala. Só assim saberemos a maneira como ele nos comunica a realidade.

Por isso recomendo:

AUTH, R. Introdução ao estudo das formas literárias do Segundo Testamento: A palavra de Deus em linguagem humana. São Paulo: Paulinas, 2021, 200 p. – ISBN ‎ AUTH, R. Introdução ao estudo das formas literárias do Segundo Testamento: A palavra de Deus em linguagem humana. São Paulo: Paulinas, 2021.9786558080916

O Projeto Bíblia em Comunidade do SAB/Paulinas, oferece uma formação sistemática para lideranças e agentes de pastoral.

As séries de livros que compõem a Coleção Bíblia em Comunidade são:

1. Visão Global da Bíblia: apresenta, em vários livros, o contexto histórico dos diferentes períodos da história do povo da Bíblia nos quais nasceram os escritos bíblicos.

2. Teologias Bíblicas: apresenta as diferentes visões ou intuições que o povo da Bíblia teve sobre Deus ao longo de sua história.

3. A Bíblia como Literatura: busca entender a Bíblia nas suas formas e gêneros literários, bem como os diferentes métodos para o estudo da Bíblia.

4. Recursos Pedagógicos: aprofunda as três séries anteriores. Estes livros têm o objetivo de oferecer ferramentas úteis para as lideranças e agentes de Pastorais, coordenarem o estudo e aprofundamento de cada um dos temas.

O livro Introdução ao estudo das formas literárias do Segundo Testamento: a Palavra de Deus em linguagem humana faz parte do terceiro nível do Projeto Bíblia em Comunidade, A Bíblia como Literatura. Todo pensamento humano traduzido em palavras pode ser transformado em texto falado e/ou escrito, carregando na sua forma seu gênero literário; e isso acontece tanto na literatura universal quanto na literatura bíblica. Conhecer essas formas, respeitar a intenção do autor, seu contexto histórico e
suas características é muito importante e necessário. As formas ou os gêneros literários não têm um fim em si mesmos, nem pretendem encher o leitor de conhecimentos teóricos, mas são ferramentas importantes para a compreensão da Bíblia. O seu conhecimento favorece uma hermenêutica libertadora mais consciente dos escritos do Segundo Testamento.

Veja o sumário do livro em pdf clicando aqui.

Romi Auth é religiosa da Congregação das Filhas de São Paulo (Paulinas). Bacharel em Filosofia e Teologia e Mestra em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália. É autora de livros de teor teológico e bíblico da Paulinas Editora. Atua no Projeto Bíblia em Comunidade do SAB/Paulinas.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.