Netanyahu: o que a ONU diz não me interessa

Uma solução justa, pacífica e duradoura só será possível quando Israel abandonar os territórios ocupados e se implementarem as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral das Nações Unidas (Manuel Quintero Pérez: Terrorismo versus segurança)

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou na noite desta sexta-feira (21/12) que Israel tem o direito de construir assentamentos na região oriental de Jerusalém, área reivindicada pelos palestinos, mesmo com a desaprovação de boa parte da comunidade internacional e da ONU (Organização das Nações Unidas).

Em entrevista ao Canal 2 da televisão local, o premiê, que é favorito na eleição legislativa marcada para janeiro de 2013, ele afirmou que trata-se de uma questão de princípios, e pouco importa o que as Nações Unidas pensam a respeito.

“Vivemos em um estado judeu e Jerusalém é a capital de Israel. O Muro das Lamentações não é território ocupado. Construímos em Jerusalém porque é nosso direito. O que a ONU diz não me interessa”, manifestou o chefe do Governo israelense.

O premiê também negou que esta questão esteja relacionada às eleições e não faria parte da estratégia do principal conselheiro de seu partido, Arthur Finkelstein. “Isso é lenda urbana, trata-se de uma política de governo”.

Um dia após o reconhecimento da Palestina como estado observador não membro da ONU no dia 29 de novembro, Israel anunciou planos para construir 3.000 novas unidades de moradia em assentamentos judaicos e avançar o polêmico projeto de edificação na zona E-1, que conectaria o grande assentamento de Maaleh Adumim com Jerusalém e minaria a continuidade territorial do Estado palestino.

Esse anúncio foi duramente criticado por 14 dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU. Seu principal aliado, os Estados Unidos, afirmaram que Israel “está provocando um padrão de ações provocativas” que vão contra a Resolução de Dois Estados e desacreditam as manifestações dos dirigentes israelenses a favor da paz.

Os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como capital da Palestina e alegam que as políticas expansionistas de Israel em torno dos assentamentos em Jerusalém Oriental impedem a viabilidade de um estado com continuidade territorial. Já Israel considera, em sua Constituição, a cidade como “capital eterna e indivisível” desde 1981.

A Presidência palestina condenou esta semana as últimas ações de Israel, que “desafia toda a comunidade internacional e menospreza os sentimentos de palestinos e árabes em geral”.

Na entrevista, Betanyahu também criticou o líder de um partido aliado, Naftali Bannett, do Habayit Hayehudi. Na quinta-feira (20), ele havia afirmado que desobedeceria ordens do Exército se fosse obrigado a deixar um assentamento. “Se eu receber uma ordem para retirar um judeu de sua casa, pessoalmente minha consciência não permitiria. Eu pediria para meu comandante me exonerar. Mas eu não iria pedir publicamente por uma desobediência civil”, ele afirmou.

Em resposta, Netanyahu, que é contra a retirada de assentamentos, disse que “qualquer pessoa que insistisse em recusar ordens do Exército não fará parte de meu governo”.

Fonte: Opera Mundi: Netanyahu: “Não me interessa o que a ONU diz sobre assentamentos” – 22/12/2012

 

Amid increasing international criticism of Israel’s recent approval of construction plans in the West Bank and East Jerusalem, Prime Minister Benjamin Netanyahu said in a television interview Friday that he is not interested in what the UN has to say about the subject. Following the UN vote granting the Palestinians non-member status, Israel announced plans to advance a long-frozen project for the E-1 corridor, which links the city of Jerusalem with the settlement of Ma’aleh Adumim. The Netanyahu government also announced plans to build 3,000 new residential units beyond the green line. Criticism of these reached as far as the UN this week, when on Wednesday fourteen members of the UN Security Council condemned Israel for its intention to move ahead with construction in E-1, as well as with building new settler homes. On Tuesday the U.S. State Department accused Israel of engaging in a “pattern of provocative action” that runs counter to statements from Israeli leaders that they are committed to peace. In Friday’s Channel 2 interview, Netanyahu said construction is a matter of principle. “We live in a Jewish state, and Jerusalem is the capital of Israel. The Western Wall is not occupied territory. We will build in Jerusalem because this is our right. What the UN says doesn’t interest me.”

Fonte: Haaretz: Netanyahu: I’m not interested in what UN says about settlement construction – Dec.21, 2012

Precisa comentar?

Resenhas na RBL: 16.12.2012

As seguintes resenhas foram recentemente publicadas pela Review of Biblical Literature:

Moshe Bar-Asher and Devorah Dimant, eds.
Meghillot [Hebrew]: Studies in the Dead Sea Scrolls, VIII-IX
Reviewed by George Brooke

Radcliffe G. Edmonds III, ed.
The “Orphic” Gold Tablets and Greek Religion: Further along the Path
Reviewed by Timothy Pettipiece

Craig A. Evans, ed.
The World of Jesus and the Early Church: Identity and Interpretation in the Early Communities of Faith
Reviewed by Judith Lieu

Jonathan Knight
Revelation
Reviewed by Michael Naylor

Te-Li Lau
The Politics of Peace: Ephesians, Dio Chrysostom, and the Confucian Four Books
Reviewed by Minna Shkul

Abigail Pelham
Contested Creations in the Book of Job: The-World-as-It-Ought- and-Ought-Not-to-Be
Reviewed by Norman Habel

Michael Peppard
The Son of God in the Roman World: Divine Sonship in its Social and Political Context
Reviewed by Matthew Forrest Lowe

Daniel B. Wallace, ed.
Revisiting the Corruption of the New Testament: Manuscript, Patristic, and Apocryphal Evidence
Reviewed by J. K. Elliott

Beat Weber
Werkbuch Psalmen III: Theologie und Spiritualität des Psalters und seiner Psalmen
Reviewed by Mark Elliott

Ina Willi-Plein
Das Buch Genesis: Kapitel 12-50
Reviewed by Wolfgang Zwickel

>> Visite: Review of Biblical Literature Blog