Mês da Bíblia 2009: Carta aos Filipenses

Setembro: Mês da Bíblia

“Há 38 anos a Igreja do Brasil celebra no mês de setembro o Mês da Bíblia. A celebração teve sua origem na arquidiocese de Belo Horizonte, em 1971, e foi se espalhando para todo o Brasil.

O objetivo do mês da Biblia, segundo a assessora da Comissão Bíblico-Catequético da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é infundir no povo a convicção de que a Palavra de Deus é, por excelência, o livro que deve ser inserido na vida de cada pessoa. Fazer com que as famílias sintam necessidade de ter uma Bíblia em casa e incentivar a reunião das comunidades para o estudo e a vivência da Palavra de Deus.

‘A centralidade da Palavra de Deus tem impulsionado a vida e a ação evangelizadora da nossa Igreja. A redescoberta da Sagrada Escritura e o seu uso constante por todas as Igrejas Cristãs no Brasil tem sido muito significativo para o processo e crescimento da experiência da fé das comunidades espalhadas pelo nosso imenso país’, afirmou a assessora da CNBB.

Sobre o mês da Bíblia, o membro da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, dom Jacinto Bergmann, explica que setembro é dedicado de forma especial ‘à Palavra de Deus’, e que o período é um estímulo para os fiéis se tornarem responsáveis pela causa de Jesus por meio do discipulado. ‘Isso também nos ajudará a sermos mais discípulos missionários de Jesus Cristo – Caminho certo, Verdade segura e Vida plena’, enfatizou.

Para este ano o livro proposto é a Carta de São Paulo ao Filipenses, cujo tema é ‘Alegria de servir no amor e na gratuidade’ e o lema: ‘Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus’ (Fl 2,5).

Clique aqui e leia a íntegra do subsídio proposto”.

Fonte: Notícias – CNBB: 01/09/2009 10:35:33

Lembro aos interessados que o n. 102, o segundo de 2009, da revista Estudos Bíblicos, da Vozes, é todo sobre a Carta aos Filipenses, onde o leitor poderá encontrar, além de 11 artigos, suficiente bibliografia para aprofundamento.

Também a revista Vida Pastoral, da Paulus, em seu número 268, de setembro-outubro de 2009, traz 4 artigos e bibliografia sobre a Carta aos Filipenses. A revista pode ser obtida nas livrarias da Paulus ou pode ser acessada online em formato pdf. A bibliografia dos 4 artigos sobre Filipenses está na p. 32 da edição online.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.