Mês da Bíblia 2011: Ex 15,22-18,27 – Um

Setembro é o Mês da Bíblia [para os católicos – para os evangélicos o Dia da Bíblia é, no Brasil, o segundo domingo de dezembro].

O Mês da Bíblia surgiu há 40 anos [1971] por ocasião do 50º aniversário da Arquidiocese de Belo Horizonte. Desde então tem destacado a importância da leitura, do estudo e da contemplação das Sagradas Escrituras. Na verdade, o Mês da Bíblia contribuiu muito para o desenvolvimento da Pastoral Bíblica no âmbito paroquial e diocesano… Em 2011, o texto proposto para ser aprofundado no estudo bíblico é Ex 15,22-18,27. Sobre as razões desta escolha, leia aqui e aqui.

Leia mais sobre o Mês da Bíblia e sua história aqui e aqui.

Observo que a bibliografia foi dividida em dois posts: Um – que é este aqui – e Dois.

Pequena bibliografia sobre o Livro do Êxodo, o Pentateuco e o Êxodo do Egito

>> O Livro do Êxodo

:: BALANCIN, E. M.; STORNIOLO, I. Como ler o livro do Êxodo: o caminho para a liberdade. 9. ed. São Paulo: Paulus, 1997, 64 p. – ISBN 8534901953
O livro do Êxodo exige do leitor uma tomada de posição porque trata de um conflito de interesses: um grupo humano quer sua liberdade (hebreus), mas a estrutura social em que vive (Egito) não lhe permite outra alternativa. Essa alternativa é impedida porque tal estrutura é criada e mantida por um grupo (Faraó) que detém o controle à custa da exploração e opressão. Diante disso, como encontrar o caminho para a liberdade? De que lado está Deus?

:: BERLEJUNG, A.; FREVEL, C. (orgs.) Dicionário de termos teológicos fundamentais do Antigo e do Novo Testamento. São Paulo: Loyola/Paulus, 2011, 536 p. – ISBN 9788515037872, verbete Êxodo.
Traduzido do original alemão de 2006, este dicionário comenta os termos, os conceitos e os temas centrais do Antigo e Novo Testamentos. É o mais atualizado do gênero em língua portuguesa. O verbete sobre o êxodo foi escrito por Ernst Axel Knauf, da Universidade de Berna, Suíça, e por Jürgen Zangenberg, da Universidade de Tilburg, Países Baixos.

:: BÍBLIA-GENTE Círculos bíblicos sobre o livro do Êxodo: números 1-4, setembro de 2011. Paulus/Centro Bíblico Verbo: São Paulo, 2011
A Paulus, em parceria com o Centro Bíblico Verbo, apresenta 4 círculos bíblicos para o Mês da Bíblia 2011 no folheto “Bíblia-Gente”. Com isso o leitor conhecerá mais o livro do Êxodo. Faça o download dos 4 arquivos em formato PDF e celebre em sua comunidade. O download pode ser feito também no Centro Bíblico Verbo.

:: CENTRO BÍBLICO VERBO A caminhada no deserto: entendendo o livro do Êxodo 15,22-18,27. São Paulo: Paulus, 2011, 112 p. – ISBN 9788534928045
O livro é a mais recente publicação da coleção “Do povo para o povo”, que brotou da necessidade de socializar, numa linguagem simples e acessível, as descobertas da pesquisa bíblica. A equipe do Centro Bíblico Verbo tem por objetivo formar multiplicadores da Palavra e ter um texto elaborado a partir da experiência do povo. Por isso, a obra propõe elementos para entendermos o contexto em que os textos de Êxodo foram escritos, servindo de reflexão em encontros ou cursos bíblicos, oferecendo às pessoas e comunidades um roteiro simples com fundamentação bíblica para assuntos importantes na Pastoral. A leitura divide-se em cinco encontros. Cada um traz orientações sobre o tema proposto, situando, comentando e aprofundando o texto sugerido para os debates.

:: CNBB Travessia: passo a passo, o caminho se faz – Ex 15,22-18,27. Brasília: CNBB, 2011, 88 p. – ISBN 9788579720864
Este livro apresenta subsídios para estudo, reflexão, oração e prática para o mês da Bíblia de 2011. Foi pensado como material de apoio, isto é, traz elementos informativos a serem desenvolvidos posteriormente e indica também roteiros práticos, que podem orientar grupos de reflexão e leitura orante sobre o assunto. O tema do mês da Bíblia de 2011 é “Travessia: passo a passo, o caminho se faz”. Essa travessia segue o roteiro apresentado em Ex 15,22-18,27. A escolha se justifica, pois o êxodo e a caminhada são realidades vividas no dia a dia do povo de Deus. Também nós estamos em contínuo movimento de vencer etapas e realizar projetos.

:: COMISSÃO EPISCOPAL PARA A ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA A Cartilha da Caminhada: Mês da Bíblia 2011 (Êxodo 15-18). Catequese e Bíblia – 25 de abril de 2011
Subsídio da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, que vai orientar as comunidades, círculos bíblicos e catequese nos seus encontros do mês da Bíblia de 2011.

:: DA SILVA, V. Deus ouve o clamor do povo: teologia do êxodo. São Paulo: Paulinas, 2010, 113 p.
O Êxodo, ou seja, a libertação dos hebreus da escravidão do Egito, considerado o gesto fundador do Povo de Deus, é, para Valmor da Silva, antes de tudo, um fato histórico, que precisa ser entendido no seu contexto político, social, econômico e étnico. Por isso a obra começa mostrando o que há por trás do acontecimento, desde a história de José do Egito até a saída do povo, cujo clamor foi ouvido por Deus, que lhe proporcionou um grande profeta e legislador, Moisés, que opera grandes prodígios, torna-se mediador da Aliança e é capaz de conduzir o povo através do deserto para a terra prometida. O Êxodo tornou-se assim o paradigma da relação libertadora de Deus com o povo e passa a ser objeto de sucessivas releituras e inúmeras aplicações, tanto no Primeiro como no Segundo, ou novo Testamento, se considerarmos a novidade trazida por Jesus. O livro termina com uma explicação detalhada do que foi a Teologia da Libertação nas suas origens, como resultado da Teologia da Revolução, e em que sentido, a consideração de novos sujeitos lhe imprime hoje novas orientações. Uma bibliografia selecionada permite aprofundar os pontos centrais da obra.

:: DOZEMAN, T. B. Exodus. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 2009, 888 p. – ISBN 9780802826176
In this volume Thomas B. Dozeman presents a fresh translation of the Hebrew text of Exodus along with a careful, critical interpretation of its central themes, literary structure, and history of composition. He explores two related themes in the formation of the book of Exodus: the identity of Yahweh, the God of Israel, and the authority of Moses, the leader of the Israelite people. Dozeman clarifies the multiple literary genres within the text, identifies only two separate authors in the book’s composition, and highlights the rich insights that arise from the comparative study of the ancient Near Eastern literary tradition. Also treating the influence of Exodus in the history of Jewish and Christian interpretation, Dozeman’s comprehensive commentary will be welcomed by Old Testament scholars. Resenhas na RBL por Frank H. Polak, publicada em 16/09/2010, e por Wolfgang Oswald, publicada em 24/12/2010.

:: LOPES, M. Deus liberta escravos e faz nascer um povo novo: Êxodo 15 a 18. São Leopoldo: CEBI/Paulus, 2011, 74 p. – ISBN 9788577331284
Hoje, há muita gente que sai em busca de trabalho e conforto em países desenvolvidos, às vezes clandestinamente, caindo nas armadilhas das máfias do tráfico de seres humanos, do trabalho escravo, da prostituição obrigada, da mais perversa escravidão humana. O caminho da libertação se faz dentro deste processo de saída. É caminho de humanização, de resgate da dignidade, de sentido para a vida, de sonho coletivo, garante Mercedes Lopes.

:: MESTERS, C.; OROFINO, F. A Caminhada do Povo de Deus. Os desafios da travessia: Ex 15-18. São Leopoldo: CEBI, 2011, 48 p. – ISBN 9788577331253
Caminhada era a palavra mais usada pelos primeiros cristãos para designar o movimento suscitado por Jesus. Não se tratava de uma caminhada qualquer, mas sim de uma travessia: sair de uma situação de opressão e de não vida para uma vida plena. O livro traz oito círculos bíblicos sobre Ex 15,22-18,27, texto que reúne alguns episódios da caminhada dos israelitas em sua busca da terra.

:: PIXLEY, G. V., Êxodo. São Paulo: Paulus, 1987, 252 p. – ISBN 8505006224 [o livro em português está esgotado, mas o original espanhol está disponível online aqui] O autor aborda o êxodo, neste comentário, em permanente relação com a realidade latino-americana. Tem presente a ciência bíblica e, ao mesmo tempo, as experiências do povo que luta por sua libertação.

:: SAB Aproximai-vos da presença do Senhor (Ex 16,9): Mês da Bíblia 2011. São Paulo: Paulinas, 2011, 56 p.
Subsídio pastoral para o Mês da Bíblia 2011, produzido pelo Serviço de Animação Bíblica (SAB), este texto está dividido em quatro encontros e uma celebração final. Seu objetivo é facilitar o estudo dos textos de Ex 15,22-18,27 em círculos bíblicos, nas pastorais ou por pessoas interessadas em acompanhar as atividades do mês de setembro, escutando e aprofundando a Palavra. Neste ano, a CNBB propõe uma ligação entre o Ex 15,22-18,27 e o estudo da Iniciação Cristã. Por isso, a proposta deste livro é estudar simultaneamente os textos escolhidos do Livro do Êxodo e relacioná-los com passagens que tratam da mesma temática no Novo Testamento, a fim de refletir sobre alguns pontos da Iniciação Cristã, como os sacramentos ou a vivência em comunidade.

:: SCHWANTES, M. et al. A memória popular do êxodo. 2. ed. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 16, 1996, 84 p.
Este número 16 da revista Estudos Bíblicos sugere uma leitura do êxodo a partir de sua origem e desenvolvimento na memória popular. O êxodo é memorial de libertação na qual se revela a presença e o nome de Iahweh: o Deus dos pais, o Deus dos hebreus, o Deus presente é aquele que liberta da escravidão e assegura um novo modelo igualitário de vida das tribos. Artigos de Milton Schwantes, Hans Alfred Trein, Ana Flora Anderson e Gilberto Gorgulho, Carlos Arthur Dreher, Sandro Gallazzi, José Comblin. Duas recensões escritas por Ludovico Garmus: J. Severino Croatto, Êxodo: uma hermenêutica da liberdade e George V. Pixley, Êxodo.

:: VAN IERSEL, B.; WEILER, A. et al. Êxodo: paradigma sempre atual. Concilium, Petrópolis, n. 209, 1987, 144 p.
O tema do Êxodo é tratado em quatro seções: I. Dados bíblicos (artigos de Rita Burns, Erich Zenger e Jay Casey); II. Wirkungsgeschichte [= História da Recepção] (artigos de Pinchas Lapide, John Newton, Anton Weiler e Wesley Kort); III. Movimentos contemporâneos (artigos de Enrique Dussel, Josiah Young e Dianne Bergant); IV. Avaliação e conclusão hermenêutica (artigos de Gregory Baum, David Tracy e José Severino Croatto).

:: VV.AA. Animação Bíblica da Pastoral: passo a passo a travessia se faz. Vida Pastoral, São Paulo, n. 280, setembro-outubro de 2011, 64 p.
A revista Vida Pastoral de setembro-outubro de 2011 – ano 52 – n. 280, traz 4 textos sobre Ex 15,22-18,27. Pode-se fazer o download deste número da Vida Pastoral, que está disponível na Internet, no site da Paulus/Paulinos, em formato pdf. Os textos foram escritos pela Equipe do Centro Bíblico Verbo, destacando-se os nomes de Maria Antônia Marques e Shigeyuki Nakanose. Observo aqui que os artigos são versões um pouco mais resumidas de 4 dos 6 textos que foram publicados pelo mesmo Centro Bíblico Verbo no livro A caminhada no deserto: entendendo o livro do Êxodo 15,22-18,27. São Paulo: Paulus, 2011, 112 p.- ISBN 9788534928045.

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário em “Mês da Bíblia 2011: Ex 15,22-18,27 – Um”

  1. Dois novos textos foram acrescentados à bibliografia do Mês da Bíblia: Círculos Bíblicos no Bíblia-Gente e Cartilha da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.