Metodologia exegética do Novo Testamento

GUIJARRO, S. Metodologia exegética do Novo Testamento. São Paulo: Paulus, 2023, 208 p. – ISBN 9788534952002.

Este livro é um manual de metodologia. Sua principal finalidade é oferecer um itinerário a quem se inicia na arte da exegese. Porque a exegese não é uma ciência, masGUIJARRO, S. Metodologia exegética do Novo Testamento. São Paulo: Paulus, 2023 uma arte, ou, caso prefira, uma τέχνη, no sentido que os gregos davam a essa palavra. Contudo, só se pode aprender uma arte, assim como uma τέχνη, combinando teoria e prática. Por esse motivo, as explicações teóricas na segunda parte deste manual são complementadas com alguns exercícios que permitirão ao iniciante adquirir certa destreza na prática dos principais métodos exegéticos.

O uso de um método rigoroso e comprovado é, em todas as ciências e saberes, um requisito indispensável para fazer avançar o conhecimento. Em seu sentido etimológico, a palavra “método” (do grego μετά + ὁδός = μέθοδος) faz referência ao caminho que se utiliza para se chegar a um fim. Esse sentido originário da palavra revela o caráter instrumental do método, o qual está sempre em função da meta que se deseja alcançar. Mas também mostra que se trata de um requisito indispensável para progredir no conhecimento, pois não é possível atingir a meta sem percorrer o caminho. Portanto, um método pode ser definido como um conjunto de procedimentos ordenados de maneira sistemática, estruturada e controlada para alcançar um fim.

Os destinatários ideais do presente manual são os estudantes que cursam uma licenciatura ou um doutorado em estudos bíblicos. Esses são os seus destinatários ideais, mas não os únicos, pois o itinerário metodológico que aqui se propõe resultará igualmente útil para todos aqueles que desejam começar na prática da exegese neotestamentária.

O manual se estrutura em duas partes. A primeira tem por objeto definir o referencial da exegese, explicando a necessidade do estudo crítico da Bíblia e situando a explicação do texto no contexto mais amplo da sua interpretação.

A segunda parte, que é a mais extensa e detalhada, apresenta, ordenados em quatro blocos, sete procedimentos básicos do método exegético. Os dois primeiros se referem, na realidade, a tarefas prévias de tipo preparatório que são, todavia, imprescindíveis para realizar a análise dos textos. Os outros cinco abordam o texto a partir de três pontos de vista fundamentais: a sua forma final (sincronia), a sua história (diacronia) e o seu entorno (contexto).

O original em espanhol é de 2021.

 

Sumário

Prólogo

Parte I – MARCO TEÓRICO
1. O estudo crítico da Bíblia
2. Exegese e hermenêutica

Parte II – METODOLOGIA EXEGÉTICA
Capítulo I. FIXAÇÃO DO TEXTO
1. Crítica textual
2. Análise linguística

Capítulo II. ESTUDO SINCRÔNICO
3. Análise retórica
4. Análise narrativa

Capítulo III. ESTUDO DIACRÔNICO
5. História da tradição
6. História da composição

Capítulo IV. ESTUDO CONTEXTUAL
7. Contexto sociocultural

Santiago GuijarroSantiago Guijarro Oporto (1957-) nació el año 1957. Es catedrático de Nuevo Testamento en la Facultad de teología de la Universidad Pontificia de Salamanca. Dirigió La Casa de la Biblia desde 1982 hasta 1997, etapa en la que promovió la divulgación de la Biblia y dirigió una nueva traducción que vio la luz en 1992. Pertenece a la Hermandad de Sacerdotes Operarios Diocesanos. Entre sus obras cabe señalar las siguientes: «Fidelidades en conflicto», 1998; «Jesús y sus primeros discípulos», 2007; «Servidores de Dios y esclavos vuestros», 2011; «Los evangelios: memoria, biografía, Escritura», 2012; «Los dichos de Jesús», 2014; «La primera evangelización», 2016; y «Los cuatro evangelios» (2010), nueva edición ampliada 2021.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.