Sobre o uso das ciências sociais na leitura da Bíblia

Porque o intérprete bíblico ao lidar com textos deve lidar com a linguagem, e porque a linguagem é um produto social, devem ser encontrados métodos que possam lidar com essa dimensão social dos textos bíblicos.

Because the biblical interpreter in dealing with texts must deal with language, and because language is a social product, methods must be found which can deal with that social dimension of the biblical texts (Abstract).

Em um artigo de 1982 sobre o uso das ciências sociais na interpretação dos textos bíblicos, conclui Bruce Malina:Bruce Malina (1933-2017)

O resultado de tal abordagem da Bíblia deve ser uma maior compreensão do comportamento descrito nos textos – o comportamento das pessoas que povoam o texto, bem como o comportamento atribuído a Deus por analogia com o comportamento humano.

Em vez de dogmas bíblicos, conheceríamos e apreciaríamos os personagens que encarnavam a fé bíblica.

Em vez de diretrizes morais e proposições teológicas, descobriríamos pessoas em suas sociedades e os fundamentos de suas relações interpessoais.

Em vez da Bíblia como fonte da “religião do livro”, encontraríamos a Bíblia como um registro da “religião das pessoas” e seus sucessos e fracassos teocêntricos e cristocêntricos que estão na fonte de nossa tradição judaico-cristã.

Em vez de teologia, conheceríamos nossos ancestrais de carne e osso na fé e nas dimensões de sua busca por uma existência humana adequadamente significativa.

Se tais são os resultados possíveis, certamente vale a pena tentar a abordagem (p. 241-242).

 

The outcome of such an approach to the Bible should be increased understanding of the behavior described in the texts-the behavior of the persons who people the text as well as the behavior ascribed to God by analogy with human behavior. Instead of biblical dogmas, we would get to know and appreciate the personages who embodied biblical faith. Instead of moral guidelines and theological propositions, we would discover social persons and the underpinnings of their interpersonal relations. Instead of the Bible as a source of the “religion of the book,” we would find the Bible as a record of the “religion of persons” and their theocentric and christocentric successes and failures that lie at the source of our Judaeo-Christian tradition. Instead of theology, we would make the acquaintance of our flesh and blood ancestors in faith and the dimensions of their quest for an adequately meaningful human existence. If such be the hoped for outcomes, the approach is certainly worth a try (p. 241-242).

Sobre Bruce Malina, confira aqui.

Fonte: MALINA, B. The Social Sciences and Biblical Interpretation: Reflections on Tradition and Practice. Interpretation: A Journal of Bible and Theology, vol. 36, n. 3, p. 229-242, 1982.

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