Einstein no CERN dia 01/12/2005: acompanhe pela Internet

O Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), sediado em Genebra, Suíça, e o Comitê Internacional para o Ano Mundial da Física farão amanhã, 01/12/2005, doze horas de palestras sobre física. Participam grandes expoentes da física mundial, como Stephen Hawking, Murray Gell-Mann, Carlo Rubbia, Paul Davies, David Gross, Tim Berner Lee e muitos outros. Vários deles ganharam o Prêmio Nobel.

O objetivo do evento é debater a física a partir e para além de Einstein, pois neste ano – declarado como o Ano Mundial da Física – comemorou-se no mundo todo o centenário do miraculoso ano de Einstein. Com efeito, foi em 1905 que o jovem físico desenvolveu três de seus mais importantes artigos, apresentando a teoria da relatividade especial, o conceito dos quanta de luz e hipóteses sobre a movimentação das moléculas. O evento, realizado na sede do CERN, será transmitido ao vivo pela Internet. Depois disso, pelo menos parcialmente, o evento permanece gravado neste endereço e à disposição dos interessados.

 

Maratona de 12h de palestras celebra ano mundial da física

O Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, na sigla em francês) e o Comitê Internacional Para o Ano Mundial da Física realizam, na quinta-feira (1º), 12 horas de palestras de físicos, entre eles três ganhadores do prêmio Nobel.

O evento acontece na sede do Cern, em Genebra, na Suíça, e será transmitido ao vivo pela internet.

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) vai exibir as palestras na sede do Instituto de Física Teórica, em São Paulo. Professores da universidade estarão de plantão no local para esclarecimento de dúvidas.

Os físicos abordarão temas como a relatividade, ondas gravitacionais, neutrinos, a antimatéria, nanoestruturas e as tecnologias derivadas das teorias de Albert Einstein. As palestras começam às 9h.

Fonte: Folha Online: 30/11/2005

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário em “Einstein no CERN dia 01/12/2005: acompanhe pela Internet”

  1. Professor Airton,

    o senhor achará, pelo interesse nas obras de Paul Davies, deveras interessante este artigo de John Polkinghorne, físico de partículas e padre anglicano aposentado:
    https://www.ultimato.com.br/?pg=show_conteudo&util=1&categoria=5&registro=1084

    Ele foi um dos maiores divulgadores populares da física quântica no mundo e trabalhara com diversos dos maiores físicos.

    No Brasil, tem 3 livros pela Loyola: "Um cientista lê a Bíblia – meditações para a quaresma", "Além da Ciência" e "Explorando a realidade: o entrelaçamento entre ciência e religião".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.